BANZAI! História da imigração japonesa em mangá

 

O movimento imigratório de japoneses para o Brasil começou em 1908, com a chegada ao Porto de Santos do navio Kasato Maru. De Santos até a hospedaria dos imigrantes, no Brás, o transporte dos imigrantes foi feito de trem. Depois de alguns dias, os imigrantes, divididos em grupos, foram levados para as fazendas de café.

Com a comida totalmente diferente, sem entender o idioma, e principalmente, sem ganhar o que esperavam, os imigrantes passaram por muitas dificuldades. Alguns fugiram das fazendas sem condições de cumprirem os contratos e se dirigiram para as grandes cidades. Depois chegou a Segunda Guerra Mundial, e a situação ficou ainda mais difícil pelas leis restritivas adotadas pelo Brasil.

Para contar essa história de luta e perseverança, que também é uma parte da história do Brasil, foi lançado o livro “Banzai – A História da Imigração Japonesa em Manga”.

A publicação, que é uma iniciativa da Associação Cultural e Esportiva Saúde, faz parte das atividades comemorativas do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e conta com o apoio da Fundação Kunito Miyasaka. Coordenado e preparado pelo jornalista Francisco Noriyuki Sato, também autor de História do Japão em Mangá, o trabalho foi revisado por uma equipe liderada pelo professor da USP, dr. Masato Ninomiya.

O veterano desenhista Julio Shimamoto cuidou dos desenhos. O interessante é que todos os envolvidos têm forte ligação com a história que foi escrita e viveram parte de suas vidas na comunidade japonesa de alguma região do País. “Essas experiências pessoais enriqueceram muito a história, principalmente nos detalhes”, conta Sato. O livro, que contou ainda com o auxílio de outro veterano, Paulo Fukue, e do carioca Adauto Silva, foi lançado em 19 de março de 2008, na Câmara Municipal de São Paulo (veja as fotos ao lado).

O livro já está à venda nos endereços ao lado. Nos mesmos endereços, o livro História do Japão em Mangá, 3ª edição também está disponível.

Para contatos com os autores, Francisco Noriyuki Sato e Julio Shimamoto, favor encaminhar e-mail para:
info@imigracaojaponesa.com.br

Diretamente ligados à produção do Banzai!: Jorge Suzuki,
Kyoko Yano, Julio Shimamoto, Tomio Katsuragawa e
Francisco Noriyuki Sato, na ocasião do lançamento

Autoridades que compuseram a mesano salão nobre Brasil Vita:
Deputado federal William Woo, Affonso Penna (convidado especial),
prof.Kokei Uehara, cônsul do Japão, prof. Masato Ninomiya,
Tomio Katsuragawa, deputado federal Walter Ihoshi,
vereador Aurélio Nomura.

ONDE ADQUIRIR – PONTO DE  VENDA DOS LIVROS  BANZAI! e HISTÓRIA DO JAPÃO

  1. ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA SAÚDE  – Rua Diogo Freire, 307  – Jardim da Saúde
    Secretaria – 11 5058-6958 / 5062-9794
  2. Aliança Cultural Brasil-Japão – Rua Vergueiro, 727 – 5º andar – Liberdade
    Secretaria – 11 3209-6630
  3. Associação dos Clubes de  Anciões do Brasil  – Rua Dr. Siqueira Campos, 134 – Liberdade – Sra. Kintô – 11 3209-5935
  4. BUNKYO – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social
    Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil -Rua são Joaquim,  381 – Liberdade – 3º andar – Sra. Emi Kato – 11 3209-5465 ou 11 3208-1775 R.117
  5. Centro de Estudos da Língua Japonesa – Rua Manoel de Paiva, 45  – Vila Mariana – Secretaria – 11 5579-6513 – Sr. Niwa
  6. Fundação Dona Michie Akama” – Colégio Pioneiro – Av. Altino Arantes, … Vila Mariana – Sra. Augusta Hosokawa – e-mail: augustahosokawa@uol.com.br.
  7. Hospital Santa Cruz  – Rua Santa Cruz, 398 – Vila Mariana – Sra. Yulli Fujimura 11- 5080-2333 / 5080-2334
  8. Livraria Saraiva – vários endereços
 Posted by at 23:13