Jihei Noda

 

jihei-nodaJihei Noda nasceu na província de Saga, Japão, em 16 de janeiro de 1918. Filho de Jishichi Noda e Fumi Noda, imigrantes japoneses que desembarcaram em 15 de julho de 1925 no porto de Santos. Ao chegarem, seguiram para uma fazenda de café situada entre as cidades de Pacaembu e Mirandópolis, no interior do Estado de São Paulo.

A família se mudou para a cidade de São Paulo no início da década de 1930, onde o pai adquirira uma pequena chácara.

Depois de concluir o curso ginasial, freqüentou o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie no ano de 1948. Como engenheiro, foi responsável pelo projeto de construção de obras de grande significado, como o templo budista Honpa Hongwanji, na capital paulista.

Naturalizou-se brasileiro em 1949 e em 1952 casou-se com Elvira Sansone Noda.
Ingressou no serviço público em 1954, como engenheiro da prefeitura de São Paulo. Lá, ocupou diversos cargos, inclusive o de chefe de gabinete do secretário de obras da prefeitura, na gestão do prefeito Francisco Prestes Maia. Foi sócio-fundador e presidente honorário da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Estado de São Paulo e da Associação brasileira de Assistência Mútua. Além de ter sido bastante atuante na comunidade japonesa.

Foi candidato a vereador da cidade de São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1959, com o apoio da associação dos Engenheiros da Prefeitura, mas não se elegeu. Candidatou-se em mais duas ocasiões, antes de ser finalmente eleito vereador em 1968, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Durante toda sua trajetória política concentrou sua atuação pública em temas relativos ao abastecimento, transporte e proteção ao meio ambiente. Foi vice-presidente da Câmara durante o biênio 1969-1970. Nesse período, empreendeu viagem ao Japão para promover convênios de cooperação com cidades japonesas, chegando a ser agraciado com as chaves das cidades de Los Angeles, Osaka e Nagasaki, entre outras. Também foi o patrono e promotor da celebração de convênio de Cidades Irmãs entre Santos e Nagasaki. Foi eleito deputado estadual em 1970 e exerceu três mandatos consecutivos.
Após o término de seu último mandato continuou a se dedicar à comunidade japonesa e a atuação na área da agricultura.

Faleceu em 8 de maio de 1993

Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo

 Posted by at 20:16